Um Brinde a Santo Arnulfo de Metz

Atualizado: Fev 6

Você sabia que São Arnulfo de Metz é considerado o padroeiro dos cervejeiros.


Foi dentro dos mosteiros, pelas mãos dos monges da Igreja Católica, que o sabor e a qualidade da cerveja foram aprimorados, tanto que eles foram os pioneiros na pesquisa e desenvolvimento de técnicas de fabricação da cerveja. O consumo era tão comum que

dizem que, quando os monges se comportavam mal (dentro dos costumes deles), o “castigo” era que só podiam beber as cervejas de baixa qualidade, que era bem amargas, imagina só. Você pode até achar que leu errado, mas está certo sim, a Igreja Católica tem a sua própria relação com a cerveja e não é como sinônimo de pecado, existem alguns santos que estão ligados a nossa adorada CERVEJA.


Também devemos recordar que a Igreja tem um rito em latim para abençoar a cerveja e, como não, também temos a São Arnulfo de Metz, padroeiro dos cervejeiros. Hoje falaremos sobre a vida desse grande santo.

Senta que lá vem um pouco da história das bebidas mais antigas do mundo. Santo Arnulfo nasceu na Áustria, no ano de 580, em tempos que o país era muito famoso por elaborar cervejas de excelente qualidade! E muito cedo foi para um monastério beneditino. Posteriormente foi nomeado abade, finalmente bispo de Metz, na França, aos 32 anos.  Também conhecido como Arnoldo, sua história é frequentemente confundida com a do Santo Arnoldo de Soissons, pois os milagres cervejeiros são parecidos e estão misturados, dependendo da fonte.


É atribuída a Santo Arnulfo de Metz a seguinte frase: Do suor do Homem e do amor de Deus veio a cerveja ao mundo”.

Em 627, Arnulfo, se retirou a um mosteiro perto de Remiremont na França onde morreu e foi enterrado, em 640.

Em 641, os cidadãos de Metz reclamaram o corpo do santo que, de pronto, foi transportado para a cidade, para ser enterrado na Igreja dos Santos Apóstolos. Reza a lenda que durante a viagem houve um milagre na cidade de Champignuelles: os peregrinos pararam para descansar e saciar a sede em uma taberna que, infelizmente, possuía em seu estoque apenas uma garrafa de cerveja. Milagrosamente, a quantidade de líquido na garrafa não diminuía enquanto todos compartilhavam a bebida. E é por causa desse ocorrido que Santo Arnulfo de Metz é considerado PADROEIRO DOS CERVEJEIROS.


Diz-se que Arnulfo, em seus sermões, recomendava o consumo de cerveja ao invés de água, pois naquele período a água nem sempre era própria para o consumo humano devido as condições precárias de higiene e a peste que contaminava a água. Como a cerveja passa por um processo de fervura e fermentação, muitos dos microrganismos perigosos acabavam por ser eliminados.


Por essa razão, Santo Arnulfo animava seus fiéis a deixarem de consumir a água contaminada e beber cerveja.


E de acordo com o jornalista especializado em cervejas, Michael "Beer Hunter" Jackson, durante uma terrível crise de peste nas cidades de Oostende e Bruges, na Bélgica, o santo mergulhou um crucifixo em um tonel de cerveja, assegurando que ela era mais segura para consumo do que a água.


Existem certas divergências na história de Santo Arnulfo. Mas isso não é surpreendente. Uns chamam-lhe Santo Arnaldo enquanto outros Santo Arnoldo. Para uns ele é Arnulf de Metz (582-640), enquanto que para outros é Arnold de Soissons (1040-1087). As histórias cruzam mas uma coisa é certa: Santo Arnulfo é o padroeiro dos cervejeiros.


HOMENAGEM A SANTO ARNULFO


Aqui no Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo existe um restaurante que homenageia o Santo Padroeiro dos Cervejeiros, é o Santo Arnulfo Mooca , obviamente localizado no bairro da Mooca em São Paulo. O Santo Arnulfo bar é um local aconchegante e com diversas opções de cervejas.

Mas, qual é o dia de Santo Arnulfo ?


A data de comemoração ao Santo Arnulfo protetor dos cervejeiros é 18 de Julho !


Nesta data Santo Arnulfo é homenageado em diversas regiões do globo e, em especial, na Bélgica. Em Bruxelas, os cervejeiros locais mandam rezar uma missa para o santo, comemoração esta que faz parte do Dia da Cerveja. Depois da missa é realizada uma procissão cujo ponto alto é a sua passagem pela Grand Place. É uma procissão muito animada, que junta centenas de pessoas, algumas delas a cavalo, outras com diversos utensílios relacionados com a produção de cerveja, bandas de música, etc. Muito diversão e… muita cerveja!


Saúde e VIVA SANTO ARNULFO PADROEIRO DOS CERVEJEIROS !!






4,084 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo-Novo-BV.png

PARCEIROS

delibeery-cervejas.png
drink-karma.png
american-beer.png
tesla-cervejaria.png
wiva-cerveja-artesanal.png
logo_campinas_cervejaria_2019.png
zev.png
bierinbox.jpeg
Untitled-1.png
2.png
LOGO.png

Mogi Guaçu - SP

CONTATO

ENDEREÇO

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

SIGA A GENTE