Será que é tudo PILSEN mesmo?

Atualizado: Jul 5

Hoje vamos falar sobre cerveja Pilsen!


Mas você sabe o que realmente é uma cerveja Pilsen?


Vamos lá se eu te fizesse essa pergunta... "E aí o que é uma Cerveja Pilsen?"

Provavelmente a primeira resposta que viria na sua cabeça seria... “Pô, claro que sei é aquela que desce redondo, a n° 1, a BOA !!"


Mas isto, é por que as grandes cervejarias colocam em seus rótulos os dizeres "Cerveja Pilsen", porém isso não é verdade!


Vamos te explicar, o estilo de cerveja mais popular no mundo hoje, originou-se na cidade de Pilsen, na Boêmia, atual República Tcheca. A cidade que desde o século XIV produzem suas próprias cervejas em pequenas instalações, e CLIQUE AQUI e saiba a origem da cerveja.


Cidade de Pilsen

A cerveja produzida naquela época era bem diferente das cervejas que conhecemos hoje, o sabor e a qualidade, variavam muito. A maioria dos maltes usados na fabricação de cerveja eram secos em fornalhas, o que os deixava um pouco queimados e quase sempre defumados. As poucas cervejas claras existentes usavam maltes secos naturalmente, mas isso era algo muito raro. A cerveja era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a contaminação causando diversas doenças, principalmente a peste.


Em 1838 a população de Pilsen se rebelou com a má qualidade da cerveja, e despejaram mais de 36 mil barris de cerveja na praça da cidade para mostrar sua insatisfação e revolta.


Com toda está “revolta” que vinha acontecendo, o mestre cervejeiro alemão Josef Groll foi convidado a trabalhar numa cervejaria recém inaugurada na cidade de Pilsen afim de resolver o problema. Ele já dominava técnicas de maltagem e fermentação a frio. Com esse conhecimento prévio, ele acrescentou uma espécie de lúpulo, chamado de Saaz, com a água da região e produziu um novo tipo de cerveja: refrescante, dourada e carbonatada.

Pilsner Urquell

Assim surgiu um novo estilo de cerveja a Bohemian Pilsener, onde o "er" no final da palavra significa "de" (Pilsener = De Pilsen, da cidade de Pilsen).


Para a cerveja ser considerada uma verdadeira Pilsen ela precisa ser fabricada com 04 ingredientes: água, lúpulo, levedura e malte de cevada. Deve possuir entre 30 a 45 IBU, Cor 6/14 EBC e álcool de 4,1/ 5,1%.


Outro fato bem interessante relacionado com a este novo estilo fabricado na Republica Tcheca foi o uso de copos de cristal ou até mesmo vidro, a cor dourada da Pilsen, que remetia a ouro liquido, chamava muito a atenção, e aliada aos sabores e aromas notáveis de malte e lúpulo, a nova cerveja se tornou popular muito rapidamente. Até a metade do século XIX as pessoas bebiam sua cerveja em canecas de louça (principalmente na Alemanha), estanho, cobre, madeira e até no couro. Mas para beber este ouro liquido, merecia um recipiente a altura para uma belíssima apresentação e exigia transparência, leveza. E a região da Boêmia já tinha certa fama por fabricar cristais de grande qualidade o que permitiu que a população em geral pudesse comprar e apreciar sua Pilsen em copos de cristal ou vidro pela primeira vez e como a cerveja Pilsen era linda, dourada e clara, e de grande qualidade fez um enorme sucesso. Mais uma vez agradecemos aos Tchecos!


Mas e as cervejas da “grande massa” não são Pilsens ?

Não, elas não são!


A "Pilsen" que nós conhecemos na verdade pertencem a um grupo de cervejas chamado American Style Lagers, tecnicamente a maioria das cervejas nacionais, das grandes cervejarias, fazem parte deste grupo.


As Americans Style Lagers são fabricada com água, lúpulo, levedura, malte de cevada e adjuntos como milho, arroz e outras fontes de açúcar. Possui entre 05 a 15 IBU, Cor 4/12 EBC e álcool de 4,1/ 5,1%.


Elas se parecem nos aspectos quanto a cor e a fermentação, e os ingredientes básicos são os mesmos, mas em diferentes quantidades. As American Style Lager levam em sua receita cereais não maltados e logicamente a dose de lúpulo é consideravelmente menor, sem mencionar as grandes quantidades de estabilizantes e conservantes que são adicionados na cerveja. Aí percebemos que elas são bem diferentes!


Mas e aí o que podemos concluir com isso?


Ambos são estilos de Cerveja: Pilsner e American Style Lager, porém a forma como elas são apresentadas e comercializadas este sim é o X da questão. Isso é muito simples de perceber, basta você ir na geladeira e pegar aquela latinha que esta na porta e ler o que esta escrito... Cerveja Pilsen! Mas se você não sabia agora já sabe, elas não pertencem a este estilo de cerveja, elas são American Style Lager.


As grandes cervejarias do Brasil vendem cervejas que não são Pilsens como se fossem! Nenhuma cerveja nacional das grandes marcas é Pilsen. Nenhuma!


Não existe problema algum você consumir cervejas da “grande massa” o problema é você achar que está consumindo um produto e não está!


Para isso não acontecer basta você ler os ingredientes do rótulo e aqueles que constam a palavra cereais não malteados ou carboidratos são American Style Lager. Assim você saberá o que realmente está bebendo e não o que as grandes empresas querem que você pense estar bebendo.


Um brinde!

#Pilsen #CervejaArtesanal #CraftBeer #HopHour

896 visualizações
Logo-Novo-BV.png

PARCEIROS

delibeery-cervejas.png
Logo-HopMundi-completo.png
drink-karma.png
american-beer.png
tesla-cervejaria.png
wiva-cerveja-artesanal.png
logo_campinas_cervejaria_2019.png
zev.png
bierinbox.jpeg
Untitled-1.png
2.png
WhatsApp-Image-2020-08-17-at-11.59.png
LOGO.png

Mogi Guaçu - SP

CONTATO

ENDEREÇO

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

SIGA A GENTE