O que é Saint Patricks Day?


O que St. Patrick, a cerveja, leprechauns e os irlandeses têm em comum?


Cervejas para o alto no maior estilo irlandês, até porque 17/03 é dia de São Patrício ou para os gringos presentes, St. Patrick’s Day (leia com sotaque de leprechauns). Brincadeiras à parte, essa grande festa verde é mais um motivo para nos reunirmos e tomar uma cerveja digna de pote de ouro no final do arco-íris.

O que é Saint Patricks Day?

Basicamente, o dia de São Patrício marca a data da morte de Saint Patrick, mais célebre santo padroeiro da Irlanda. As celebrações se referem especificamente em comemorar o santo e a chegada posterior do cristianismo na Irlanda.


Puxe uma cadeira, sente-se na mesa e peça seu pint de Guiness que lá vem história!


São Patrício não se chamava Patrício e, muito menos, nasceu na Irlanda apesar de ser conhecido por ser o Padroeiro da Irlanda . Na verdade, nem canonizado o rapaz chegou a ser. Complicou, né?



Contam os historiadores que ele era de uma família rica de origem inglesa, lá no final do século 4. Após ser sequestrado por piratas e levado à Irlanda, Sir. Maewyn Succat, ele fugiu e entrou para o monastério, onde assumiu um nome cristão de “Patrício” - que é bem comum por lá -. De acordo com a crônica de Patrick, ele teve uma visão divina que o instruiu a retornar para a Irlanda a fim de converter os povos que lá viviam. Nesse ponto lenda e história se fundem para criar uma personagem capaz de realizar milagres e de praticamente sozinho converter todo um povo ao catolicismo, crença que se mantém até os dias de hoje. Foi nesse ponto que ele ganhou corações de todos os irlandeses e é considerado, por eles, um verdadeiro santo.


Historicamente falando, ele nunca fez nenhum milagre reconhecido pela igreja, mas como todo povo tem sua lenda, não seria São Patrício que ficaria de fora. Nela, dizem que ele expulsou todas as serpentes da Irlanda, já que antes da sua ilustre presença, a ilha era infestada delas e que, depois de sua chegada, a população de cobras caiu consideravelmente. Então, é bem possível encontrar imagens do santo sendo retratado matando o animal com um cajado.


Se ele é um santo irlandês que não é irlandês, é claro, que você não vai se surpreender se contarmos que o Dia de São Patrício não surgiu na Irlanda, mas na verdade, a festa começou nos Estados Unidos, com os imigrantes IRLANDESES no século 19, que queriam manter suas raízes vivas. Com o tempo, a presença deles foi ficando cada vez mais forte, o que contribuiu muito para a popularização da comemoração do Santo.

Rio Chicago tingido para o St. Patrick's day (tingimento eco-friendly)

São tantos irlandeses espalhados pelo mundo, que é bem comum, no dia 17 de março, todos os lugares sejam pintados de verde, que é a cor tradicional de St. Patrick’s Day, principalmente, por lembrar as gramas e colinas da Ilha Esmeralda. Alguém aí já viu o rio de Chicago que fica todinho verde?



Apesar de nós, amantes da cerveja, não precisarmos de motivos para escolher a cerveja, que fica verde para comemorar, reza a lenda que a tradição tenha surgido, pois no dia de festa, que cai logo na quaresma período da igreja católica onde se prega o jejum e a abstenção de álcool, tinham sido suspensas a abstenção de álcool e comida. Poderoso só ele, São Patrício. No dia, o consumo mundial chega a bater 6 milhões de litros de cerveja.


Além da bebida, outros símbolos são clássicos de se ver, o trevo, que segundo o folclore irlandês, Patrício usava para ensinar sobre a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). E uma tradição para também, conhecida por “drowning the shamrock” ou em nossa língua materna: afogar o trevo. Você usa seu “shamrock” durante toda a festa e, no final do dia, deixa cair em seu último pint. Dizem que isso vai te trazer um ano de prosperidade. Outro símbolo é o pint de Guiness, a cerveja irlandesa mais famosa do mundo, que é quase que patrocinadora oficial de St. Patrick’s Day e chega a vender mais de 13 milhões de pints. Esse santo cervejeiro é bom mesmo!


Agora que você já sabe, não se espante se algum leprechauns - duendes irlandeses - te abraçarem ou se a cerveja que pedir, for entregue verde. É apenas um corante, que os pubs e bares colocam na bebida, para entrar no espírito e saudar nosso eterno Santo Patrício.


O importante é entrar na festa, usar seu shamrock e gritar “Slainté” ao brindar!

Logo-Novo-BV.png

PARCEIROS

delibeery-cervejas.png
Logo-HopMundi-completo.png
drink-karma.png
american-beer.png
tesla-cervejaria.png
wiva-cerveja-artesanal.png
logo_campinas_cervejaria_2019.png
zev.png
bierinbox.jpeg
Untitled-1.png
2.png
WhatsApp-Image-2020-08-17-at-11.59.png
LOGO.png

Mogi Guaçu - SP

CONTATO

ENDEREÇO

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

SIGA A GENTE