Oktoberfest: a maior festa cervejeira do mundo

O mês de outubro é um dos mais esperados para nós cervejeiros, sabe por que?


É o mês da Oktoberfest, com muita música, comida e, é claro, nosso amado líquido dourado, o festejo já tem mais de 200 anos. Senta que vem história, meu amigo.


A primeira Oktoberfest de todos os tempos, aconteceu na festa de casamento do rei bávaro Ludwig von Bayern I, em 2 de outubro de 1810, em Munique na Alemanha. Uma edição digna de reis, para dizer a verdade. Teve desfiles da nobreza, corrida de cavalos, comida e bebida para não faltar para nenhum fanfarrão. A festa foi no parque Theresienwiese, batizado em homenagem à noiva, e acontece até os dias de hoje no mesmo lugar.


Como ninguém é bobo nem nada, a população gostou tanto da festa, que começaram a realizar todos os anos. Primeiramente, a festa era para promover a agricultura e a economia bávara. Em 1813 a celebração não aconteceu devido a guerra contra Napoleão. A partir de 1819, o povo de Munique assumiu a organização, aumentando a duração da Oktoberfest e antecipando sua data para setembro, já que são dias mais quentes e longos, o que dá mais tempo para beber e comemorar.

Em 1892, a cerveja começou a ser servida nas tradicionais canecas e, graças aos anfitriões em colaboração com os produtores de cerveja, em 1896, a festa ganhava seus primeiros grandes galpões. Na comemoração do 100º aniversário, a população consumiu cerca de 120.000 litros de cerveja. Mas acredite se quiser, só mais de 100 anos depois, que a cerveja virou a marca oficial da Oktoberfest. A cerveja da Oktoberfest é do estilo Marzen, e o regulamento da Oktoberfest prevê que sejam servidas cervejas produzidas pelas cervejarias de Munique.


Em 1950, iniciou a tradicional cerimônia de abertura, chamada “O ‘zapft is”, é a expressão o prefeito diz quando abre o primeiro barril da festa. Já em 1960, a Oktoberfest começou a dar sinais de que seria um festa em escala mundial como os dias de hoje. Se você tá pensando em ir ano que vem, já anota aí na agenda, ela acontece entre os dias 20 de setembro a 05 de outubro.

Com um público médio de 6 milhões de pessoas e cerca de 6,5 milhões de litros de cerveja são consumidos. Ou seja, tem cerveja para todo mundo e dá para repetir tranquilamente quantas vezes quiser (só não esquece de voltar de taxi, Uber, metrô, o que for mais seguro). E se você não pode ir até Munique, pode ficar despreocupado, que a Oktoberfest ganhou edições pelo mundo inteiro, como Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Argentina e até Brasil.



OKTOBERFEST NO BRASIL

A Oktoberfest chegou no Brasil em 1978, na cidade de Itapiranga em Santa Catarina. Reza os historiadores que na primeira edição, apenas 16 pessoas compareceram, o que é bem diferente com o público estimado de 30 mil participantes ao ano.


A Oktoberfest Blumenau, que é apenas a segunda maior edição da Oktoberfest do mundo, aconteceu em 1984. Nela, acontecem desfiles, shows com música tradicional alemã, concurso da rainha da festa, disputas tradicionais de chopp de metro e os desfiles de rua, que se você for esperto, dá para encher o caneco gratuitamente. Anualmente na festa que acontece em outubro, passam mais de 550 mil pessoas, de brasileiros a gringos vizinhos e até alemães que querem aproveitar uma segunda edição da festa por ano.



CERVEJA EXCLUSIVA DA OKTOBERFEST

Para a Oktoberfest são produzidos rótulos exclusivos, as cervejarias começam a produzir o estilo intitulado Märzen ou Oktoberfestbier, usado somente pelas cervejarias participantes da festa, enquanto as outras cervejarias usam o termo mais genérico, Festbier.


A cerveja é feit em março e estocada à frio no verão para serem consumidos na festa. O Estilo Marzen é de baixa fermentação, com coloração do amarelo intenso ao laranja-avermelhado. Seu teor alcoólico (prepare-se) é maior que as cervejas normais e seu aroma de malte é bem ressaltado.


Dentro do regimento da Oktoberfest existe uma regra que obriga a festa a servir somente cervejas produzidas em Munique, e são servidas pelas 6 maiores cervejarias da cidade Augustiner, Hof Brau, Spaten, Lowenbrau, Paulaner e Hacker-Pschorr. Todas são servidas na clássica caneca Masskrug, que cabe 1 litro, e é tanta cerveja vendida, que os garçons aprendem a levar várias ao mesmo tempo para as mesas. O recorde chegou a bater 27 canecas cheias ao mesmo tempo!


CURIOSIDADES


SAPATILHAS A PROVA DE VÓMITO

Com tanta cerveja que é consumida, é normal que às vezes algumas pessoas possam sentir-se indispostas e acabam a noite a vomitar… E é exactamente por esta razão que a Adidas lançou uma edição limitada de sapatilhas que são à prova de vómito. Estas sapatilhas inspiradas no Oktoberfest custam €199,95 e estão decoradas com a palavra “Prost”.


NINGUÉM BEBE ATÉ O PREFEITO PERMITIR

Desde 1950 que o festival só começa depois da saudação oficial (com armas) e também depois que o prefeito grita “O’ zapft is!“ e oferece a primeira caneca ao Ministro-Presidente do estádio de Bavária. Só depois disto é que o festival pode oficialmente começar!


7,6 MILHÕES DE LITROS DE CERVEJA

O recorde de cerveja consumida no Oktoberfest foi em 2011. Foram 7,6 milhões de litros de “sumo de cevada”.


TEM UMA TENDA DA CRUZ VERMELHA

E normalmente está sempre cheia! Em 2013, mais de 7 mil pessoas necessitaram assistência médica e a polícia foi chamada a intervenir mais de 2 mil vezes.


EINSTEIN TRABALHOU NA OKTOBERFEST

Em 1986, Albert Einstein trabalhou como um eletricista neste festival e ajudou a montar uma das tendas de cerveja.


TEM COMIDA ?

Há cerca de 140 restaurantes e estabelecimentos de comida.


UMA IGREJA NA OKTOBERFEST ?

Achas que uma igreja está fora de lugar neste festival de cerveja? Estás enganado! Realiza-se uma missa na primeira quinta-feira na tenda Hippodrome.



Agora que você já sabe tudo sobre a Oktoberfest, reserve os meses de setembro e outubro para aproveitar os diversos eventos que celebram a Oktoberfest, e aproveite cada segundo e litro de cerveja possíveis. Preparem as canecas e boas festas!


Prost!

ENDEREÇO

CONTATO

SIGA A GENTE

Mogi Guaçu - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco