Catharina Sour, o 1º estilo de cerveja brazuca

Agora é oficial, temos um estilo para chamar de NOSSO !!!


gif

Sim, o estilo brasileiro Catharina Sour está no BJCP.

Mas existe certa “polêmica” dentro do setor cervejeiro quanto a isso... Catharina Sour é ou não um estilo? Bem, vamos lá... No dia 4 de julho de 2018, foi dado uma enorme passo para o “Fim” desta discussão.

Catharina Sour

A receita da Catharina Sour, foi criada por cervejarias e cervejeiros catarinenses e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop, e a receita Catharina Sour foi catalogada pela Beer Judge Certification Programa (BJPC), a mais importante e respeitada instituição internacional de juízes da bebida. Legal, mas o que isso significa?


Bom... Na prática, o Brasil agora tem, OFICIALMENTE, o seu primeiro estilo próprio de cerveja e agora ele pode ser julgado em concursos do mundo inteiro.


Vale ressaltar, para os mais “desavisados” que Catharina Sour não é uma novidade. O estilo vem sendo produzido desde 2016 por fabricantes catarinenses e ganhou muito espaço nos concursos cervejeiros. Segundo o Abracerva pelo menos 30 cervejarias de todo o país, e até do exterior, já criaram suas receitas. Com adição de frutas como cupuaçu, acerola, jabuticaba e framboesa e com a acidez bem ácida, que muitas vezes lembra no paladar um espumante, a Catharina Sour é uma cerveja clara e leve.


MAS O QUE É A CATHARINA SOUR?

Como podemos defini-la?


Segundo o BJCP;


Impressão Geral: Uma ale de trigo leve e refrescante, de teor alcoólico médio e amargor imperceptível. Acidez assertiva com destaque no aroma e sabor da fruta que deve ser adicionada, e pode ser complementada por especiarias. 


Aroma: Apresenta caráter azedo de baixo a médio. Aromáticos característicos da fruta adicionada devem ser aparentes, podendo ser de baixo a alto, mas sem parecer artificial. Notas aromáticas de malte podem ser percebidas em nível muito baixo. Subprodutos da levedura ale, notas aromáticas animalescas e Diacetil não são aceitáveis. 


Aparência: A coloração da cerveja pode variar de acordo com a fruta e especiaria adicionada, podendo ser turva (nível igual ou a baixo de uma Belgian Witbier). Colarinho deve ser abundante, de média a alta formação e retenção, branco (podendo variar de cor de acordo com a fruta e especiaria adicionada). Sempre efervescente. 


Sabor: A acidez lática esta presente, podendo ser baixa a médio-alto. Características da fruta devem aparecer em nível médio-baixo a alto, mas sem parecer artificial. Notas proeminentes de especiarias podem estar presentes para complementar o sabor da fruta. Sabor de malte pode aparecer em nível muito baixo. Amargor de lúpulo não deve ser percebido. Sabor de lúpulo, diacetil e notas acéticas não são aceitáveis.


Sensação na Boca: Corpo baixo a médio-baixo. Carbonatação média a alta. Acidez baixa a médio-alto, sem ser agressiva ou adstringente. Sensação de aquecimento alcoólico é inapropriado.


Comentários: Com proposta de serem refrescantes e frutadas, as cervejarias do estado de Santa Catarina e agora de outros estados brasileiros produzem uma modalidade de cerveja a base de trigo, leve, de teor alcoólico médio, adição de frutas, acidificada com lactobacilos e fermentada com levedura ale. Devem sempre ser servidas frescas. 



"O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta", explica Carlo Lapolli, presidente da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc)

Todo este debate sobre ela ser ou não um novo estilo se dava por conta da similaridade com outro estilo o Berliner Weisse. Porém o estilo alemão não leva frutas em sua receita, e a Catharina Sour possui um teor alcoólico um pouco mais alto que o de uma Berliner. Enquanto o estilo brasileiro vai de 4% a 5,5% ABV, o alemão não deve passar dos 3,8%, segundo as diretrizes de 2015 do BJCP.


E ai o que vocês acham ??

Deixe sua opnião aqui pra gente !





#CatharinaSour #CervejaArtesanal #CraftBeer #BJCP


1,245 visualizações
Logo-Novo-BV.png

PARCEIROS

delibeery-cervejas.png
Logo-HopMundi-completo.png
drink-karma.png
american-beer.png
tesla-cervejaria.png
wiva-cerveja-artesanal.png
logo_campinas_cervejaria_2019.png
zev.png
bierinbox.jpeg
Untitled-1.png
2.png
WhatsApp-Image-2020-08-17-at-11.59.png
LOGO.png

Mogi Guaçu - SP

CONTATO

ENDEREÇO

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

SIGA A GENTE