Bauernfest, a Festa do Colono Alemão

Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, ocorre em Petrópolis de 14 a 30 de junho de 2019

  Desde o início do séc. XX, filhos e netos dos primeiros colonos organizavam pequenas quermesses em casas e barracões, no bairro Fazenda Inglesa. Eram iniciativas que pretendiam promover um retorno às origens, com música, dança e os tradicionais pratos da culinária alemã.


Em 1983, no Clube 29 de Junho - que reúne os descendentes da colônia - surgiu a ideia de transformar a iniciativa em uma festa que pudesse levar a todos o conhecimento da história e tradições dos alemães de Petrópolis. Assim, naquele ano, o primeiro evento foi realizado, por três dias, com o nome de "Festival Germânico". A partir de 1990, o Clube 29 de junho e demais organizadores estabeleceram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo (atual Instituto Municipal de Cultura e Esportes). O incremento e profissionalização do evento levaram ao seu crescimento exponencial.

Desta forma, o antigo Festival Germânico alcançou o formato da atual Bauernfest: um evento de grande importância para o calendário turístico e cultural do estado e do país. Considerada o segundo maior evento do Brasil em sua categoria é também o mais importante da Região Sudeste.


Petrópolis, a Cidade Imperial, se transforma mais uma vez em um burgo alemão com a Bauernfest. A 30ª edição da Festa do Colono Alemão se realiza entre 14 e 30 de junho (exceto dia 20 – feriado de Corpus Christ) no Palácio de Cristal e arredores, bem no Centro Histórico da Cidade Imperial. A festa tem entrada e programação gratuita, são 16 dias de festa aos finais de semana a partir das 11:30 e as sextas, sábados e domingos a partir das 10 horas.


A influência germânica inspira uma programação repleta de atividades culturais e dança folclórica que resgatam as tradições dos colonizadores, além da culinária típica e a diversão no Baile do Fritz, com entrada gratuita. Outra coisa super legal são os concursos: o mais famoso deles é o Chopp a Metro, em que os participantes são desafiados a beberem um metro de chopp. São centenas de inscritos!



A marca Chopp Império Puro Malte foi a escolhida para ser o chope da Festa do Colono Alemão e será a fornecedora oficial das barracas do Palácio de Cristal. São dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas espalhadas pela Rua Alfredo Pachá, Palácio de Cristal, jardins da Casa Barão de Mauá, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten. Além disso, o Scharder Essen & Bier — restaurante de descendentes alemães que estará no Palácio de Cristal —, promete oferecer uma culinária super especial, resgatando as raízes da cultura germânica. E para quem prefere as cervejas artesanais, não vai faltar opções, são 18 cervejarias petropolitanas presentes nos jardins do Palácio de Cristal, além do Biergarten.


“A Bauernfest é uma das festas mais tradicionais do país e Petrópolis já se prepara para receber os milhares de turistas que chegam a cidade por causa do evento. Mas o município inteiro está de portas abertas para receber os visitantes. São atrativos, circuitos turísticos, rede hoteleira e polos gastronômicos e de moda à disposição para receber bem nosso turista”

Informa o prefeito Bernardo Rossi.


Cervejaria Bohemia

A Cervejaria Bohemia também se tornou uma das atrações da Bauer recentemente. Localizada na Rua Alfredo Pachá, mesma rua onde acontece a festa, a primeira cervejaria do Brasil foi reformada e agora conta com um bar, um restaurante e ainda um espaço para diversos eventos, que costuma receber o saxofonista Breno Morais com DJS e convidados. Uma festa super legal para agitar as noites da cidade!

Você ainda pode fazer uma visitação super interativa dentro da cervejaria (padrão Heineken em Amsterdam, vale a visita.


Espaço Biergarten

Em 2018 criaram o Espaço Biergarten, uma extensão da Bauernfest que aconteceu na Praça Visconde de Mauá. Esse ano vai rolar de novo e, por lá, você vai encontrar um espaço especial para as cervejarias artesanais da Capital Estadual da Cerveja. Serão dois pavilhões especiais, dois palcos, duas mesas de madeira para unir o público e os cervejeiros prometem trazer novas atrações e um climas mais jovem e descontraído.

O Biergarten estará funcionando de 14 a 30 de Junho, exceto no dia 20 de Junho, feriado.


INFORMAÇÕES


https://www.bauernfestpetropolis.com.br/

www.instagram.com/bauernfest2019petropolis


Logo-Novo-BV.png

PARCEIROS

delibeery-cervejas.png
Logo-HopMundi-completo.png
drink-karma.png
american-beer.png
tesla-cervejaria.png
wiva-cerveja-artesanal.png
logo_campinas_cervejaria_2019.png
zev.png
bierinbox.jpeg
Untitled-1.png
2.png
WhatsApp-Image-2020-08-17-at-11.59.png
LOGO.png

Mogi Guaçu - SP

CONTATO

ENDEREÇO

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco

SIGA A GENTE